loading please wait..

A filosofia e a sociologia como argumento concreto (parte I)

Você já leu e releu o tema várias vezes, seu cérebro fervilha de ideias, mas o número limite de linhas não permite que todas elas sejam apresentadas. Surge, assim, a importante missão de selecionar os argumentos mais pertinentes, aqueles que realmente valem a pena inserir em seu texto. Afinal, o avaliador exigente espera que você apresente suas melhores estratégias de redação, ele quer ler o que espera e, se possível, ser surpreendido.

Ora, para que seu texto seja convincente, é indispensável que você comprove o que afirma, sobretudo no tão esperado desenvolvimento. Nesse momento há estratégias que você pode utilizar, sem medo. Uma delas é empregar a filosofia e a sociologia como argumento concreto. Tidas como ciências das humanidades, ou seja, que refletem e buscam teorizar a respeito da existência humana, elas podem servir como fundamentação para diversos assuntos que possivelmente componham o tema do concurso que você pretende prestar.

A lista de teóricos nessa linha é extensa, por isso serão citados aqui apenas alguns exemplos, no intuito de estimular você a embasar seu discurso em pensadores e pensamentos que resistem ao tempo, outros nem tanto, mas que de uma forma ou de outra podem auxiliar na famosa: argumentação concreta.

Cita-se, por exemplo, Zygmunt Bauman, um dos pensadores mais influentes da atualidade. O criador da teoria da “sociedade líquida”, ao se referir às relações efêmeras de que a contemporaneidade é fruto. Grosso modo, a teoria da liquidez de Bauman pode auxiliar na defesa de posicionamentos quanto à efemeridade das relações na era da internet, por exemplo, ou mesmo a justificar a nova forma de sociabilidade do mundo atual: a virtual.

Mas não se engane, apesar de esta ser a teoria mais divulgada do pensador polonês, há diversas outras contribuições que podem ser destacadas, como suas reflexões acerca da sociedade fragmentada, a construção da identidade, a intensa modificação de padrões e normas, a interdependência humana, a consciência ambiental, dentre outras. Há diversos vídeos disponíveis na web com entrevistas, palestras e discursos de Bauman. Confira um deles, apenas como degustação, o resto é com você!

 

Boa prática!

Publicado em 1 de março de 2016 na categoria Outros, Redação

Gostou? Que tal compartilhar!

Autor:

Professora Carla Kühlewein é criadora e editora do LEITURINHAS, responsável pelas colunas RELEITURINHAS e ENTRELINHAS. Cursou a Faculdade de Letras Vernáculas e Clássicas na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Fez Mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada na UNESP, em Assis/SP. Atualmente atua na área docente no ensino superior e é contadora de histórias infantis.

Diga-nos o que achou desta publicação?

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>