loading please wait..

Estudo de caso X Discursiva – Qual a diferença?

Tanto os textos de estudo de caso quanto os textos discursivos fazem parte da dissertação expositiva. E o ponto crucial desses textos é mostrar conhecimento profundo, se possível, com detalhes (nem sempre há linhas suficientes para isso) do assunto, apresentando as etapas que compõem a situação sempre em ordem lógica. Para isso, imagine-se explicando um assunto específico para outra pessoa que não conhece nada sobre ele.

 

O estudo de caso é quando há uma situação fictícia e, a partir dela, você deve apresentar conhecimento teórico e, obrigatoriamente, discorrer sobre como solucionar o caso. Sempre fazendo menção à história contada no enunciado.

 

O texto discursivo trata-se de uma exposição teórica de um determinado tema (ou um ponto específico dele) indicado no conteúdo específico do edital, ou seja, você precisa convencer o leitor/corretor que você conhece (muito bem) o assunto.

 

Em suma, esses tipos de texto apresentam a mesma organização da dissertação (introdução – desenvolvimento – conclusão), contudo não há obrigatoriedade de uma introdução com uma perspectiva pessoal, tanto pelo número limitado de linhas quanto pela objetividade e excesso de conteúdo que a proposta exige. E, ao concluir, é preciso ter cuidado para não apresentar uma sugestão frágil ou superficial – nem sempre uma solução é obrigatória!-, prefira encerrar reafirmando qual foi o assunto discutido e qual a importância dele.

Publicado em 5 de maio de 2016 na categoria Redação

Gostou? Que tal compartilhar!

Autor:

Professora Mariana Santana Marins, formada em Letras pela Universidade Estadual de Londrina e Especialista em Língua Portuguesa, pela mesma universidade. Já trabalhou dando aulas de português e redação para ensino fundamental e médio. Atualmente se dedica em aulas de português para o ensino superior e gramática em preparatórios para concursos públicos. Além disso, trabalha com aulas particulares de português e redação, com revisão e formatação de livros e trabalhos acadêmicos em geral.

Comentários (2)

  1. Lariany Caren S. V. Hilario
    15 de agosto de 2016 em 11:15 · Responder

    Olá, gostaria de saber se os cursos de redação e estudos de casos são apenas online ou se há também o curso presencial? Obrigada.

Diga-nos o que achou desta publicação?

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>