loading please wait..

O que é

O Escrever é Praticar é um acompanhamento de produção textual com instruções específicas e pontuais, partindo da experiência de escrita já dominada por você. Ou seja, as orientações não são genéricas, suprirão apenas as suas necessidades sejam elas de construção textual ou de gramática.

Não é um curso com material apostilado e com prazo de fim, a proposta é que a produção textual seja uma prática constante até você sentir total segurança e domínio sobre as palavras e/ou atinja seu propósito de aprovação em concurso.O Escrever é Praticar surgiu da necessidade de muitos estudantes que precisam aprimorar seus textos, mas têm um tempo limitado para isso.

Tudo começou com um pedido de orientação via e-mail, com uma troca de propostas, textos digitalizados e comentários, a uma distância de 550km. A partir disso formou-se o primeiro grupo de redação. Pronto, nascia assim a proposta de auxiliar quem necessita escrever e não pode participar de aulas presenciais, ou apenas precisa treinar.

Idealizadora

Professora Mariana Santana Marins, formada em Letras pela Universidade Estadual de Londrina e Especialista em Língua Portuguesa, pela mesma universidade.

Já trabalhou dando aulas de português e redação para ensino fundamental e médio.

Atualmente se dedica em aulas de português para o ensino superior e gramática em preparatórios para concursos públicos.

Além disso, trabalha com aulas particulares de português e redação, com revisão e formatação de livros e trabalhos acadêmicos em geral.

Depoimentos

  • Joyce Tavares Gomes

    Gostaria de agradecer a toda equipe do Escrever é Praticar por ter me ajudado a conquistar a maior nota em redação no concurso TCE-PA / especialidade: Psicologia, tirei 9,41 em 10. Isso foi o diferencial para a minha colocação e só foi possível ao rigor e à minucia das correções que o curso apresenta. Nunca tinha feito um curso de redação antes e nem tenho facilidades para escrever. A metodologia do curso que é excelente. Obrigada pelos ensinamentos!
  • Rodrigo Verri

    Não há duvidas: a redação é o principal caminho para aprovação nos certames!  O preparo dos candidatos é cada vez maior, por isso estar preparado para a prova discursiva é fundamental e decisivo na classificação final. Não conseguiria qualquer aprovação sem a ajuda do Escrever é Praticar.
  • Eduardo Lopes de Faria

    Gostaria de agradecer a toda equipe do site Escrever é Praticar pelo auxílio dispensado em meu processo de evolução da escrita, sem o qual seria impossível cogitar uma aprovação nos concorridos concursos para os TRT's nas diversas regiões do país.  Por isso, meu muito obrigado! Eduardo Lopes de Faria - Aprovado nos concursos dos TRT's de Minas Gerais (8º Analista Judiciário), Rondônia (14º Oficial de Justiça) e Mato Grosso (77º Oficial de Justiça e 268° Técnico Judiciário), dentre outras classificações menos expressivas. Muito obrigado!
  • Luiz Carlos Xavier Junior

    Por meio dos ensinamentos da Professora Mariana e equipe, pude elevar minha capacidade argumentativa, uma vez que todas as correções são feitas minuciosamente. Assim, ao longo de muita prática no ano de 2015, colhi excelentes resultados: 16º colocado no TRT 8 - Analista Judiciário - Área Judiciária; 2º colocado TRT 23 - Técnico Judiciário; e 4º colocado TRT 23 - Analista Judiciário - Área Judiciária. Obrigado, professora!
  • Mariana Aldá Ferreira

    Gostaria de agradecer à Equipe do Escrever é Praticar por estar comigo desde o início dos meus estudos. Não tenho dúvida ao dizer que foi e é essencial a prática da redação, pois foi por meio dela que consegui melhores resultados nos concursos que prestei. Mari, obrigada por todo o aprendizado!!!
  • Leonardo Parellada

    Olá pessoal, tudo bem? Só estou passando aqui para agradecê-los pelo trabalho que fizeram e vêm fazendo comigo. Acabo de receber a notícia de que obtive a pontuação 58 de 60 pontos possíveis em minhas redações na prova de Oficial de Chancelaria. Não tenho a menor dúvida que o profissionalismo e a dedicação de vocês foram fatores decisivos para o meu bom desempenho. Ainda há uma terceira fase, mas se estou nela foi porque vocês estiveram junto comigo até agora. Obrigado! - Estudante para Oficial de Chancelaria.
  • Lucas Mandel

    Como o Escrever é Praticar faz parte da minha história, gostaria de informar que fiquei na 41ª posição no concurso do TRE/MT (Cespe - cargo: analista judiciário - área judiciária) e estou orgulhoso da posição, pois comecei a estudar em 10 de janeiro de 2015.
    Abraços e obrigado pela constante ajuda!
  • Júlio Cesar

    Classifiquei em 213 no TRT2, o que é um excelente resultado em São Paulo, fiquei muito feliz com a colocação. E o diferencial foi justamente a redação, já que tirei 9,2, o que me colocou bem na frente. Agradeço muito a sua dedicação ao longo desse tempo em que treinei as redações. Graças às suas correções e aos seus ensinamentos pude melhorar a escrita e a organização, o que culminou com uma excelente nota nesse TRT. Obrigado mesmo professora!
  • Deise Sayuri

    Redação nunca foi minha matéria preferida, mas sabia que seria essencial para alcançar meu sonho e por isso comecei a praticar. Logo de cara gostei da Mariana, o seu jeito prático e objetivo me ajudou a visualizar mais rapidamente o que precisava ser melhorado e corrigido. O incentivo à leitura sobre os temas, além de garantir uma bagagem cultural, auxilia na gramática e na elaboração de textos. No final, o esforço valerá a pena e com certeza o treino trará recompensas gratificantes, assim como trouxe para mim no TRT - Campinas.
  • Alessandra Imoto

    Escrever não é algo difícil, porém, saber como organizar as ideias de modo inteligível em poucas linhas, com tempo escasso, e sob a pressão de que disso depende seu futuro, é uma tarefa que demanda muito estudo e dedicação, assim como nas demais matérias que abrangem a prova de um concurso público. O hábito semanal de treinar a escrita, com a professora Mariana, foi imprescindível para alcançar a aprovação no TRT, pois, a redação é que elevou minha nota e me proporcionou o 12º lugar. Professora, obrigada por ajudar a realizar meu sonho.