loading please wait..

Redação da FCC para o concurso do TRT

O ano de 2013 já começou bem para quem é concurseiro. Principalmente de concursos para tribunais.

Dia 27 de janeiro será realizada a prova do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT 1ª região). E, dia 03 de março, ocorrerá a prova do TRT 9ª região (Paraná).

Quem pleiteia uma vaga de analista tem um desafio a mais: a “dita cuja” da redação. No caso, Fundação Carlos Chagas sempre propõe temas abstratos com uma pitada de atualidade. Ultimamente, o fator conhecimento do que acontece hoje no mundo, tem sido decisivo para a produção do texto. Como em 2011, em que caíram temas como investimentos em energia nuclear, no Brasil, e sobre o a validade do cadastro positivo.

São com temas assim que muitos candidatos se complicam na hora de produzir. Seja por não conhecer o assunto ou, por conhecer, mas não conseguir organizar suas ideias. Sendo assim, é fundamental ler. Ler muito. Ler tudo que aparecer na sua frente. E, depois de ler, discutir (nem que seja com você mesmo) e ter um parecer mínimo a respeito.

Assim, você já estará a um passo de conseguir escrever um bom texto.

Contudo, como saber se você está preparado para essas redações? Como estamos em cima da hora para as provas, sugiro que você leia a proposta abaixo e faça a redação. Agora é o momento de conhecer seus acertos e aquilo que deve ser arrumado. Depois, se quiser, envie o seu texto a mim para ser avaliado.

Que tal o desafio? Vamos praticar?

Proposta: Fundação Carlos Chagas (TRT 21ª/ 2011)

A proposta de implantação de um cadastro positivo, banco de dados de bons pagadores, despertou polêmica. De um lado, há os que acreditam que esse cadastro possa levar à discriminação contra consumidores; por outro, há aqueles que comemoram o fato de que as informações do cadastro permitem a inserção de mais pessoas no crédito, com menores encargos.

Redija um texto dissertativo-argumentativo posicionando-se em relação à aceitação − ou não − do cadastro positivo de consumidores.

Seu texto dever ter no mínimo 20 linhas e no máximo 30.


Quer conhecer um texto nota 10 como inspiração para começar a praticar?

Veja neste post!

Publicado em 14 de janeiro de 2014 na categoria Concursos, FCC, TRT

Gostou? Que tal compartilhar!

Autor:

Professora Mariana Santana Marins, formada em Letras pela Universidade Estadual de Londrina e Especialista em Língua Portuguesa, pela mesma universidade. Já trabalhou dando aulas de português e redação para ensino fundamental e médio. Atualmente se dedica em aulas de português para o ensino superior e gramática em preparatórios para concursos públicos. Além disso, trabalha com aulas particulares de português e redação, com revisão e formatação de livros e trabalhos acadêmicos em geral.

Diga-nos o que achou desta publicação?

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>