loading please wait..

Temas de redação

Quando se trata de temas de redação, algumas vezes os assuntos mais comentados na mídia tornam-se o tema propriamente dito, como aconteceu no último TRT 2ª em que tanto para o cargo de técnico quanto para analista foi cobrado sobre as manifestações ocorridas em 2013.

Contudo, isso não é uma regra. É muito comum os temas serem abstratos ou tratarem de assuntos surpreendentes a exemplo do que aconteceu no TRT 12ª, sobre literatura. Naquele momento não havia nada específico sendo repercutido na mídia a respeito disso, portanto cabia ao candidato buscar argumentos relacionado ao assunto em sua base de dados mental.

Então você se pergunta: eu devo ou não ficar sabendo do que acontece na sociedade?

E eu respondo: Mas é claro que sim!

Afinal, tudo aquilo que você vê e ouve é um argumento em potencial! Essas informações que compõe o seu conhecimento de mundo são cruciais na argumentação, são elas que confirmarão o seu senso crítico e darão credibilidade as suas ideias. Sendo assim, todo conhecimento é bem vindo, independente de como ficou sabendo (apenas tenha certeza de que não é uma informação duvidosa, ok!).

É pensando nisso que vamos divulgar aqui alguns assuntos que podem virar tema ou que são argumentos potenciais, além de sugerir momentos em que podem ser empregados. Porém, cabe a você ler e compreender as informações, até mesmo buscando outras fontes, outros olhares.

Publicado em 12 de maio de 2014 na categoria Concursos, Redação, Temas

Gostou? Que tal compartilhar!

Autor:

Professora Mariana Santana Marins, formada em Letras pela Universidade Estadual de Londrina e Especialista em Língua Portuguesa, pela mesma universidade. Já trabalhou dando aulas de português e redação para ensino fundamental e médio. Atualmente se dedica em aulas de português para o ensino superior e gramática em preparatórios para concursos públicos. Além disso, trabalha com aulas particulares de português e redação, com revisão e formatação de livros e trabalhos acadêmicos em geral.

Diga-nos o que achou desta publicação?

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>