loading please wait..

Como se preparar para fazer um bom texto

O ato de escrever começa muito antes da caneta tocar o papel. Para que você consiga produzir um bom texto, é necessário que o ambiente também contribua, para isso, veja algumas dicas:

1) Escolha um ambiente de estudo agradável.
Não adianta querer escrever em qualquer lugar, pois o barulho, o clima, e até os cheiros podem te distrair. Imagine escrever na mesa da cozinha, perto do meio dia, enquanto alguém prepara o almoço! Impossível controlar a fome e ignorar o barulho das panelas.
Portanto, encontre um cantinho reservado, pode ser até mesmo fora da sua casa, como uma biblioteca pública.

antes de escrever uma redação

2) Separe antecipadamente o que irá utilizar.
Parece bobagem, mas somente a ação de levantar para buscar uma borracha pode apagar todas as suas ideias. Então, para não interromper a sua linha de raciocínio e a compreensão do tema, selecione previamente todas as ferramentas necessárias para escrever: lápis, borracha, caneta, rascunho, folha definitiva e, claro, a proposta da redação.

3) Livre-se das distrações.
Naturalmente existem equipamentos que nos distraem, em especial o celular: ele apita para tudo! Seja importante ou não. Ele deve ser o primeiro a ser deixado de lado quando sentar para escrever. Avise também quem estiver ao seu redor que não quer ser interrompido, isso vai garantir que você ficará sozinho com a folha em branco e livre para preenchê-la.

4) Atente-se ao tempo.
Lembre-se de que durante uma prova você não terá o dia inteiro para escrever, afinal há uma série de questões que precisam ser respondidas também. Por isso é muito importante ter o tempo como um aliado para você ter a real noção de quantos minutos são gastos com a leitura e compreensão do tema, produção do rascunho e passar a limpo o texto. Assim você não entra em desespero e aproveita bem o período de prova.

5) Confie em você.
Essa é a principal ferramenta para fazer um bom texto. A confiança lhe deixará seguro, evitará que perca tempo com pensamentos negativos ou distrações tolas. E a segurança vai deixar espaço para uma leitura fluida para compreensão do tema, trará à consciência como deve ser estruturado o texto e deixará o pensamento tranquilo para levantar os argumentos necessários.

Para complementar isso tudo, insira na sua rotina um momento para atualizar-se e outro para treinar a redação.
E para receber uma orientação especializada e que seja focada nas suas dificuldades, contrate o Escrever é Praticar.

Assista também ao nosso vídeo que falamos um pouco sobre os segredos de uma boa redação:

Publicado em 4 de maio de 2017 na categoria Concursos, Enem, Outros, Redação

Gostou? Que tal compartilhar!

Autor:

Professora Mariana Santana Marins, formada em Letras pela Universidade Estadual de Londrina e Especialista em Língua Portuguesa, pela mesma universidade. Já trabalhou dando aulas de português e redação para ensino fundamental e médio. Atualmente se dedica em aulas de português para o ensino superior e gramática em preparatórios para concursos públicos. Além disso, trabalha com aulas particulares de português e redação, com revisão e formatação de livros e trabalhos acadêmicos em geral.

Diga-nos o que achou desta publicação?

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>